filme Inspiração

[filme] A Semente Austral

Semilla Austral é o nome de uma cooperativa de guardiãs de sementes no extremo sul da patagônia chilema, na cidade de Puerto Natales. Conheci o que a galera faz através do documentário de mesmo nome que está disponível para assistir online.

“O projeto Semilla Austral surgio com o objetivo de avançar em direção à segurança e soberania alimentares. Buscamos fortalescer a produção de alimentos locais, primeiro em uma escala micro, em nível de família. Num contexto de pandemia e crise global, econômica e climática, são as mulheres que cuidam das crianças, da casa e da nutrição da família. Somos as guardiãs dos alimentos na maioria das culturas e a partir desse lugar, tem muita coisa que podemos fazer para melhorar isso. Queremos incorporar as mulheres e suas crianças em nossas oficinas. E assim, juntas, buscamos restabelecer essa tradição cultural [de produção de alimento] que, antes dos caminhões e barcos trazerem nossa comida, existia em Puerto Natales.”