Esse blog é um registro das coisas que experimentei fazer, li sobre ou vi aí pelo mundo.
Sempre que for possível, mostrarei o detalhe de como fazer as coisas. Ou, como no caso das plantas, anotarei as informações que geralmente me interessam, tipo nome científico, local de ocorrência, época de frutificação, etc.
Eventualmente, escreverei algum texto trazendo pontos de vista críticos ou desviantes sobre os principais temas desse blog: a bioconstrução e a agroecologia, e seus semelhantes, permacultura, neorruralismo, resistência camponesa, soberania alimentar, autogestão, etc.
Também poderá aparecer algo sobre o colapso da humanidade – um assunto que sempre aparece nas minhas conversas.
Por que um blog?
A escolha de montar um blog é ao mesmo tempo técnica e política. Essa mídia é uma forma excelente de organizar conteúdo e criar uma memória pública e facilmente pesquisável. Este site está hospedado em um domínio de uma pessoa que conheço, o que significa que a conversa e o controle a respeito do site está mais próximo de mim. Outro ponto é que, apesar do software wordpress ser de código aberto e gratuito para uso, este domínio (libertar.org) é pago. Como TUDO na internet. Mas, diferente de outras plataformas de distribuição de conteúdo, aqui participo diretamente do seu custeio, apoiando, assim, diversas outras iniciativas que também estão sob o mesmo domínio.
Inadvertidamente, já entrei na questão política. E como seria diferente? Ao escolher a forma como tornar minhas experiências públicas na internet, eu tinha inúmeras opções, desde as mais caretas e socialmente sacanas até aquelas obscuras que a maioria das pessoas vai morrer sem nunca ter ficado sabendo da existência. Existem várias opções! Minha vontade é ter controle sobre minhas informações, disponibilizá-las gratuitamente e sem propaganda, poder organizá-las da forma que eu achar melhor. A divulgação será no boca a boca, com o alcance que as pessoas quiserem ou conseguirem dar.
Ao dizer tudo isso, não quero convencer ninguém a montar um blog, mas lançar algumas questões para podermos sair do modo automático das redes-sociais-empresariais-são-a-minha-única-salvação-para-existir-na-internet.
Outros domínios interessantes que hospedam blogs: noblogs.org, clandestina.io
Caso queiras saber mais ou pedir alguma informação, escreva para matodecocao [a] riseup [.] net
Buen provecho!