Um dia vou fazer uma música em homenagem à essa árvore maravilhosa. Dessa vez, estive testando com poda e a uva do japão (Hovenia dulcis) se mostrou excelente!
É bom lembrar que ela perde as folhas no inverno (caducifólia), é exótica e invasiva. Se deixar dar frutos, se espalha loucamente. Masss… se usarmos ela para trazer biomassa para nossos canteiros ou composteiras, então não há problemas. Pelo contrário, tenho a impressão que ela até gera mais biomassa que o eucalipto.
Quando fiz poda apical (tirando todo o topo) de um eucalipto branco (qual?) com uns 15 cm de diâmtro, ele rebrotou lá em cima, com um monte de galhos fininhos (esqueci de fotografar). Mesmo um ano depois da poda, a àrvore tá lá formando um chumaço não muito significativo. Agora, podei a uva do japão em julho. Em janeiro ela estava frondosa, com rebrotes de cima até embaixo, galhos da grossura de um cabo de vassoura, tenros o suficiente para picotar facilmente no facão, por exemplo.
Meu próximo experimento será a criação de uma pequena área de floresta focada na poda para alimentar um sistema de compostagem de médio porte. A ideia é plantar uva do japão, aroeira vermelha, ora pro nobis, orelha de onça (Tibouchina heteromalla), guandu, urtigão (Urera baccifera), margaridão. São quase todas pioneiras, de crescimento rápido, umas mais altas, outras mais baixas.
2 replies on “Poda: uva do japão”
Como faço para conseguir mudas. Isso vai ser o meu presente de natal. ME fala pelo amor
Olá Everton,
Terias que ir no mato procurar. Não sei se tem gente fazendo mudas de uva do japão em viveiros, pois ela se reproduz muito rápido (invasora).
abraço