Um grupo de cientistas descobriu que o clima da Terra oscilava bastante desde o surgimento do hommo sapiens. Porém, nos últimos dez mil anos, a temperatura média do planeta variou apenas +/- 1 grau célsius. Foi essa estabilidade que permitiu o desenvolvimento da agricultura e, posteriormente, o surgimento das civilizações, segundo Johan Rockström e sua equipe.
Porém, com a queima de combustíveis fósseis a partir da revolução industrial, o ser humano começou a perturbar esse equilíbrio.
A equipe de Rockström, desenvolveu então, a teoria de que o planeta possui algumas barreiras, ou limites, que uma vez atravessadas, levariam inevitavelmente ao distúrbio do clima e a mudanças imprevisíveis, porém com uma certeza: a de que a vida como conhecemos hoje não seria mais possível.
Nove barreiras foram identificadas e são descritas no filme:
- Mudança climática (principalmente concentração de CO2 na atmosfera)
- Acidificação dos oceanos
- Buraco da camada de ozônio
- Perturbação dos ciclos de nitrogênio e fósforo (principalmente pelo uso de fertilizantes químicos)
- Uso de água potável
- Mudanças nas características do solo (por exemplo, degelo de glaciais e desertificação de florestas)
- Biodiversidade
- Poluição química (novos materiais criados pelo ser humano, incluindo lixo radioativo)
- Nível de aerossóis na atmosfera
Entretanto, uma vez que tenhamos consciência desses limites, diversas ações, mesmo no nível individual, poderão ser tomadas. Essa é a mensagem esperançosa do documentário: sabendo que estamos indo para o abismo, faremos de tudo para retroceder.
É bem otimista…
- Torrent para baixar o filme (já vem com legendas em português)