Categories
ComoFazer

Poda mal-feita

Ontem estava cortando um tronco ao meio e tive uma surpresa. Havia uma mancha que descia pelo cerne, como se fosse um líquido escorrendo, e que logo notei ter o aspecto de apodrecimento.

Primeiro achei estranho: a podridão vinha descendo pelo centro do tronco de uma árvore sadia. Eu havia cortado ela no dia anterior e sua cara, da base até os ramos lá do alto, estava ótima.

Porém, logo acima do corte transversal que eu tinha feito para separar um pedaço para fazer cabos de ferramentas, havia um galho. Na verdade, era o resto de um galho que devia ter quebrado há muito tempo e que estava podre, já meio esfarelando. Pensei: “olha só! será que esse galhinho aí tá fazendo o tronco todo apodrecer por dentro, de forma que não se consegue ver de fora?”

Pois sim! O galho estava quebrado e a árvore não conseguiu cicatrizar a ferida.

Aqui percebi, na prática, a importância de fazer uma boa poda, pensando no ângulo do corte, nas rebarbas (dependendo do fio da lâmina), preservando a crista e o colar. E além disso, estar atento aos cortes antigos, pois a árvore pode estar morrendo por dentro e nem nos damos conta.

Fonte: Manual de Poda

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *