Categories
ComoFazer

Facas

Certa vez, fui na madeireira buscar serragem para o banheiro seco. Andando entre as máquinas e tábuas beneficiadas, esbarrei com uma serra-fita jogada num canto. Percebi que haviam várias pelo galpão e também correntes de motosserra penduradas nos esteios. Imediatamente, me veio a ideia: esse lixo ainda vai me servir.

serra-fita

Pedi uma lâmina daquelas para o dono. Ele até pareceu contente de poder se desfazer dela. Guardei nas minhas tralhas e esqueci.

Finalmente, anos depois, achei uma finalidade. Dada a flexibilidade da serra-fita, poderia aproveitá-la para fazer pequenas lâminas para várias ferramentas cortantes, desde facas, mini-foices, e inclusive, serras. Se fosse algo comprido, talvez entortaria com facilidade – seria preciso testar.

Uso um disco de corte na esmerilhadeira e o esmeril para dar a forma da lâmina. Os cabos faço aproveitando uns restos de vistas de porta, aquelas ripinhas pra fazer o acabamento do batente, geralmente de madeira dura e bonita. Algumas facas receberam bainha, feita com retalhos de couro que uma amiga reciclou. Dizem que a costura do couro é trabalhosa e eu acredito. Mas pra facilitar minha vida, “costurei” com grampeador. Não fica bonito, mas também não fica feio.

Para juntar as duas metades do cabo, geralmente faço dois furos e passo um prego. Corto o excedente com a esmerilhadeira e lixo para dar o acabamento. O detalhe importante na hora de furar qualquer metal é a velocidade de giro da furadeira: deve ser lenta. Bote força, mas com baixa rotação.

E os modelos copio da internet.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *