Categories
ComoFazer

Guarda-roupas

Outro dia vi um pedido num grupo de Maquiné: “alguém sabe de um marceneiro pra fazer um guarda-roupas?” Eu não conhecia, mas bem que poderia tentar fazê-lo. E me ofereci.

A galera do Amó e eu combinamos valores (sem valor; eita! e agora?), gasolina (ida e volta de Rolante), comida (todas as refeições) e data. O material, decidiram usar pinus tratado (tábuas de 2,7m por 20cm, de 2mm de espessura). Algo que facilitou bastante foi já terem um par de portas. Assim, o projeto seria adaptado ao tamanho delas. O guarda-roupas ficou com 2m de altura por 1,20m da largura e 40cm de fundo. Para o forro, usamos aqueles forrinhos de pinus comum nas madeireiras.

Amó, Lugar de Bem Viver

O AMÓ é um espaço cultural de arte e sustentabilidade, situado entre as margens do Rio Maquiné e a Reserva Biológica da Serra Geral. O espaço se propõe a investir em pesquisa e criação artística, produção de eventos culturais, assim como a promoção de cultura agroecológica e economia solidária.

Nessa minha “carreira” de marceneiro itinerante, sempre preciso de lugar pra ficar. Lá no Amó, tive a oportunidade de usar a casa de visitantes, com seu capricho nos detalhes e uma vista incrível da linha Pinheiro de Maquiné.

Trabalhei por um dia e meio. Uma manhã para conceber e prever os passos da construção. Uma tarde para ajeitar as madeiras, cortar e verificar o projeto. E mais uma manhã para finalizar e consertar tudo que não tinha conseguido prever.

Eis a vista da casinha onde fiquei:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *