Categories
Artigos

A permacultura é como um guarda-roupas

Encontrei esses dias um vídeo do Geoff Lawton comentando uma pergunta que lhe fizeram sobre como comunicar a diferença entre permacultura e agricultura sintrópica ou biodinâmica, etc.

Esse é o vídeo.

Fiz a transcrição da fala dele, reorganizei e dei uma alteradinha para funcionar como texto. Segue abaixo o resultado.


Primeiro, precisamos ter um guarda-roupas? Não. Dá para simplesmente estender um fio através do quarto e pendurar as roupas nele. Porém, se esse fio se rompe, tudo cai no chão. Vira uma bagunça.

Então, usamos um guarda-roupas porque queremos ter uma boa organização. Afinal, temos diferentes tipos de roupas. Você pode ter um casaco de trabalho, uma calça arrumada para reuniões, um vestido de festa. E aí organizamos cada peça num dado lugar. O guarda-roupas então é um sistema de organização. Em cima, pode ter uma caixa para chapéus, embaixo uma gavetas para meias e roupas de baixo. São compartimentos de organização para poder se vestir com facilidade. E quase todos os guarda-roupas têm atrás de uma das portas, ou às vezes fora, um espelho para podermos nos olhar e ver se estamos bem, se está tudo combinando. “É assim que quero me apresentar?”

Podemos pensar a permacultura exatamente dessa forma.

Agora, como saber se algo entrará nesse guarda-roupas da permacultura? Temos as éticas. Começamos por elas. Pois a permacultura é uma ciência ética de planejamento. Tudo que vai lá dentro tem que ter um fundamento ético. Fazemos a mesma pergunta com novas técnicas, novas roupas. Mas a permacultura não cria os cabides nem as peças, mas sim o guarda-roupas que junta tudo de forma prática e usável.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *