Aqui está o PDF do livro em inglês de Douglas Barnes, The Permaculture Earthworks Handbook – how to design and build swales, dams, ponds, and other water harvesting systems (2017).
Embora o grande número de pessoas e o advento da maquinaria tenham acelerado o processo, a degradação das regiões de terras secas tem levado milênios. As catástrofes do Rio Colorado e do Mar de Aral exigiram ambos projetos de engenharia gigantescos. O esgotamento dos aquíferos exigiu bombas elétricas e de combustível fóssil para retirar água a taxas superiores às da recarga. Prejudicar o ambiente não é assim tão fácil de fazer. É necessário um tremendo esforço concentrado para realmente estragar as coisas. Sim, a humanidade fez uma verdadeira bagunça em grande parte do globo, mas não sem gastar triliões de horas de trabalho e quadriliões de quilocalorias nesse trabalho. Colocando de forma simples: quebrar o planeta é um trabalho árduo.
A notícia realmente boa é que, trabalhando em cooperação com a natureza, podemos desfazer a maior parte dos danos que fizemos. E isso levaria uma fração do tempo e da energia que levou a causar os danos em primeiro lugar. Nunca deixo de ficar surpreendido quando, com o tempo e, uma vez atrás da outra, os sistemas degradados começam a retornar imediatamente após a primeira chuva no local de reparação. A reparação da terra é um daqueles raros casos em que a arrumação é mais fácil do que bagunça. Este livro é sobre os primeiros passos para fazer essa reparação.